A cafeína é a substância psicoativa mais consumida no mundo.
No fundo, no fundo mesmo, é uma droga, na acepção da palavra. Droga porque a ingestão constante vicia. Droga porque altera o funcionamento do organismo, e nas crianças seus efeitos são maiores.
Em pequenas quantidades provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aumenta a circulação, acelera os batimentos cardíacos e a atividade cerebral, aguça alguns dos nossos sentidos e ainda promove aumento na secreção do suco gástrico.
Aliás, figura na lista das drogas estimulantes como a cocaína, as anfetaminas e os inibidores de apetites.
Presente em vários alimentos como os chocolates (teobromina), chá verde, chá mate, chimarrão e em bebidas á base de cola (coca, pepsi) ou no guaraná, a cafeína convive com a humanidade há séculos, e comprova a máxima de Paracelso: a diferença entre o veneno é o remédio está na dose!!
Quando saber quanto é Demais?
No Brasil, não há limite estabelecido para o consumo de café por crianças. Os especialistas em saúde e nutrição falam em algo em torno de 1/4 de xicara, sendo 3/4 com leite.
Procurei e procurei, mas não encontrei a que xícara se referem (de chá ou a tradicional de cafezinho). Nos EUA, também não há parâmetros de consumo.
No Canadá, o Ministério da Saúde recomenda não mais que 2,5 mg de cafeína por Kg de peso corporal. Com base no peso médio das crianças, as definições para idades entre 4 e 12 anos é a seguinte:
- 45 mg de cafeína/dia para crianças de 4-6 anos.
- 62,5 mg de cafeína/dia para crianças de 7 – 9 anos
- 85 mg de cafeína/dia para crianças de 10 a 12 anos
Uma lata de coca-cola fornece a uma criança, de 4 a 6 anos, a quantidade máxima diária de cafeína.
Se for de guaraná, extrapola essa quantidade ainda mais. O guaraná possui 40mg de cafeína em apenas 1 g!
Dizem que é quase 3 vezes mais que o café. Logo, fica fácil para uma criança exceder os limites de ingestão de cafeína ao dia, sem que alguém se dê conta.
Em 2010, médicos da University of Nebraska Medical Center, realizaram uma pesquisa que constatou o seguinte: 75% das crianças americanas consomem muita cafeína ao dia, através dos refrigerantes.
Esse hábito interfere na média diária de sono dessas crianças (dormem menos), diagnósticos de hiperatividade, agitação e mau rendimento escolar.
Pode ocasionar também dores de cabeça, azia, dores de estômago, problemas cardíacos e respiratórios, nervosismo, irritabilidade ou agitação motora.
Estudos recentes indicam que o consumo de cafeína maior que 150-200 mg por dia, pode levar á gravidez de alto risco, como comprovado em pesquisa epidemiológica realizada em Portugal.
As gestantes analisadas apresentaram maiores riscos de aborto espontâneo, má formação fetal, retardo do crescimento fetal e bebês baixo peso ao nascer.
Tomar café ou comer muitos chocolates enquanto amamenta também não é boa idéia, pois a cafeína ultrapassa a barreira mamária, da mesma forma que faz com a barreira placentária, podendo intoxicar o bebê.
E tem ainda:
1) As outras xantinas, parentes da cafeína, como a teobromina, do chocolate, e a teofilina, dos chás verde e preto;
2) Muitos medicamentos antigripais, analgésicos, antiinflamatórios e antitérmicos possuem cafeína em suas fórmulas.
Cafeína pode causar perda de apetite, o que não é nada bom para crianças, mas o problema mesmo é que traz outras complicações pois atua diretamente no Sistema Nervoso Central, causando alterações na percepção, humor, consciência, cognição e comportamento.
Exceder no consumo de café, ou outros alimentos ricos em cafeína, pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo e elevar os riscos de doenças ósseas, já que a mesma aumenta a excreção de cálcio pela urina.
E como se não bastasse:
Um novo estudo afirma que dar café aos bebês não irá mantê-los acordados, como no caso dos adultos.
Na verdade, a bebida quente tem efeito mais duradouro, e pode ser prejudicial aos padrões respiratórios na idade adulta.
FONTES:
Cafeína – Ballone GJ, Moura / Psiqweb
75% das crianças americanas consomem muita cafeína ao dia/University of Nebraska (EUA)http://app1.unmc.edu/publicaffairs/newsarchive/view_art.cfm?article_id=2221http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0405/Cafeina/cafeina.pdf




Olá Naná, adorei sua matéria sofre a cafeína e seus derivados.
E o melhor com bibliografia para quem quiser avaliação acadêmica.
Sou pediatra e passo algumas informações aqui colhida para mães e pais dos meus pequenos pacientes.
Parabéns!
Andreia Terra
Olá, Andreia
poxa, fico até emocionada por uma pediatra perceber o valor do trabalho que procuro desenvolver por aqui!
Muito obrigada!!
Nana
Olá Nana! Muito interessante seu blog, parabéns!!! Sou nutricionista e também tenho um blog, que fala sobre padrão de beleza, transtornos alimentares, obesidade… Dá uma passadinha por lá se puder: http://ocorpoemeu.blogspot.com
Beijo!
Olá, Ana!
Passarei, sim!
Um abraço!!
Nossa, maravilhoso seu blog! Super informativo e bonito! Parabéns!
Queria aproveitar e convida-la para conhecer o Clube das mães e pais blogueiros (http://maesepaisblogueiros.com) com lançamento oficial previsto para o dia 1 de setembro, é uma rede social voltada exclusivamente para mães e pais que possuem um blog e/ou uma conta no twitter. Nosso objetivo é potencializar os blogs deste segmento na Rede através de açoes em conjunto. Aparece por la, um abraço!
Apareço, sim!!
Obrigada pela visita!!!
Olá Nana… achei muito legal o seu blog, com certeza comprarei o seu livro… mas gostaria de perguntar pra vc especificamente sobre o chá mate. Sou filho de mãe brasileira e pai japonês e sempre, desde que me lembro, tomei chá, lembro também de ter lido que ajuda na concentração e no aprendizado, mas o quanto isso influencia na minha filhinha Luiza de dois anos e meio? E o quanto que ela pode tomar de chá, já que ela tbm gosta muito? Ah, tentei outros meios de achar vc e o Antonio, mas esse foi o único, já que os números de telefone são tão antigos que nem tentei. A Keyla e eu sempre, mas sempre mesmo, lembramos de vcs, da Juju, com muito carinho e estamos super felizes de saber que estão bem… por favor entre em contato vai! Beijos e muita saudade. Massao.
Oi, Mauricio
que surpresa
Parabéns pela Luiza!!
Olha, o chá mate tem cafeína, e o problema mesmo é que pode prejudicar a ingestão de ferro e outros nutrientes. Também afeta zonas cerebrais. Não prejudica o aprendizado por atrasá-lo, mas porque pode causar agitação e falta de concentração pela ansiedade.
Estamos bem! A Juju tem um irmão, o Antonio, que está com 6 anos!!!
Muitos abraços!!
Nana