Pesquisas também derrubam mito de que substâncias previnem câncer.
Cientistas recomendam cautela no uso continuado dos suplementos.
O objetivo era descobrir se existia relação entre o consumo de suplementos vitamínicos e o aparecimento de tumores malignos ou problemas cardiovasculares.
Depois de oito anos (em média) de acompanhamento, os números mostraram que não existe associação alguma positiva ou negativa entre vitaminas e câncer ou infartos do coração e acidentes vasculares cerebrais.
Outro trabalho de pesquisa, esse vindo da Holanda e publicado na revista “British Journal of Gynaecology”, traz um alerta. O consumo excessivo de vitamina E durante a gravidez aumenta o risco de doença cardíaca congênita.
Os pesquisadores compararam os registros dietéticos de 300 mães de bebês que nasceram com problemas cardíacos com o mesmo numero de mães de crianças saudáveis.
O consumo de vitamina E era maior no grupo de crianças com problemas. A utilização de suplementação de vitamina E durante a gestação aumentou o risco de uma anormalidade cardíaca no bebê em nove vezes.
Todos esses dados mostram que o uso indiscriminado de suplementos vitamínicos pode não só não ser benéfico como até mesmo trazer problemas sérios.
Uma nutrição adequada e balanceada pode fornecer praticamente todos os nutrientes que precisamos, e a suplementação de vitaminas e sais minerais deve ser indicada em casos específicos e por um especialista.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do “Saúde em Foco”, da CBN.
Fonte: G1 notícias